Perícias judiciais: como encontrar o perito certo para o seu caso?

Não é raro ouvir falar que foi preciso consultar um perito durante determinado processo ou que o perito judicial ia ficar responsável por fazer determinada avaliação.

Porém, mesmo que essas sejam falas bem comuns para quem está movendo um processo, para quem trabalha na área do Direito ou mesmo para quem está sendo processado, nem todos as entendem.

Inclusive, muita gente, quando tem necessidade de contar com um perito judicial para determinado caso, não sabe onde ele pode ser localizado.

Por isso, se você está precisando consultar um perito por qualquer razão, até mesmo para esclarecimentos com relação a qualquer processo, aprenda já como você pode encontrar o perito certo.

Do que se trata um perito judicial?

Para entender o que é um perito judicial, basta pensar em qual é o conceito de um perito: é uma pessoa que tem extenso conhecimento com relação a alguma coisa.

No caso de alguém que trabalha como perito judicial, essa pessoa nada mais é do que uma expert em alguma atividade e que é chamada por um juiz a fim de dar a sua opinião a respeito de um processo. Por exemplo: imagine-se que o processo em questão é referente a um incêndio que uma das partes está alegando que foi intencional.
O juiz pode convocar um perito judicial na área de incêndios para que ele, analisando todos os testemunhos e evidências, possa determinar tecnicamente se é possível que aquela ocorrência tenha sido intencional.

Nem todos sabem, mas a presença de um perito judicial é indispensável, muitas vezes, para que diversos casos possam ser finalizados e para que o juiz, de fato, tenha uma decisão sobre os processos.

Quando é preciso procurar por um perito judicial?

Normalmente, é o juiz que vai em busca de um perito judicial, mas as pessoas comuns também podem fazer isso. Aliás, é bem comum que alguém que está prestes a mover um processo busque por esse profissional a fim de já ter uma antecipação do que pode ouvir no tribunal.
Por exemplo: a pessoa que está acusando alguém de ter criado um incêndio tendo em vista o recebimento de um seguro pode procurar um perito judicial.

Dessa forma, ele pode já saber se existe sim alguma chance de o juiz dar deferimento. Afinal, se o perito disser que não se pode concluir que houve um crime, não vale a pena continuar com a ação.

Muitas pessoas procuram por um perito judicial mesmo quando não são partes de nenhum processo e uma das justificativas é apenas querer sanar uma dúvida, acabar com uma desconfiança e coisas desse tipo.

Informe-se sobre as suas qualificações

A primeira coisa para quem está pensando em encontrar um perito judicial é ter certeza sobre as suas qualificações. Contudo, o que é preciso verificar?

Primeiro, o perito precisa ser graduado em alguma área que o permita entender sobre esse assunto. Se for um desfalque financeiro, por exemplo, é importante que ele seja graduado em Gestão de Finanças ou em Economia.Além disso, existe um curso que as pessoas têm de fazer para aprender como funciona a análise judicial e é obrigatório que o perito tenha esse certificado a fim de que o seu parecer possa ser levado em conta.

Uma vez que se tem as qualificações, é interessante confirmar se a instituição na qual esse perito estudou tem o reconhecimento do Ministério da Educação e se essa pessoa já foi perita em outras vezes. É comum que o cliente peça claramente essas informações ao perito judicial que está pensando em contratar, justamente pelo profissional saber que ser criterioso é fundamental para garantir sucesso no tribunal.

Busque por referências sobre esse perito judicial

Sempre que se está procurando por um profissional, é indicado que se verifique quais são as suas referências, ou seja, o que outras pessoas têm a dizer sobre o seu serviço, sobre o seu comportamento, etc.

Isso não é diferente quando o assunto é perito judicial: as pessoas devem mesmo ir em busca de referências sobre aquele especialista.
É indicado se informar se aquela pessoa já forneceu laudo pericial em processos, se as pessoas que o procuraram tiveram o suporte necessário, se houve algum problema relacionado a pagamentos, etc.

Inclusive, os juízes que escolhem os peritos judiciais também usam esses crivos a fim de que a sua sentença não seja questionada posteriormente.

Sendo assim, o contratante comum não precisa ter qualquer vergonha de fazer esse questionamento, até porque isso vai melhorar a sua segurança a respeito do resultado de qualquer processo a ser movido.

Use uma plataforma especializada

Se você quer saber como encontrar um perito judicial perfeito para o tipo de caso no qual você está envolvido, usar uma plataforma especializada é a melhor decisão.

Mesmo que nem todo mundo imagine existe uma plataforma que reúne peritos de diferentes segmentos e eles podem ser contatados por pessoas comuns e por juízes para dar a sua opinião.

O Seu Perito, inclusive, é uma plataforma que mostra a todos os cidadãos e aos juízes uma variedade bem grande de peritos judiciais, sendo possível até mesmo ler depoimentos de quem precisou da sua opinião técnica.
A pessoa que decide buscar no Seu Perito o profissional ideal para o seu processo só tem de criar um cadastro e depois especificar a área.
A plataforma permite que oito profissionais enviem mensagens e quem está procurando por perito pode determinar, de acordo com os seus critérios pessoais, quem deseja contratar.

Usar uma plataforma especializada é muito recomendado porque se tem um sistema de atendimento, ou seja, dá para solicitar ajuda no caso de haver dificuldades com o uso do site ou até com o perito escolhido.
Dentre as áreas nas quais se encontram peritos, está a Auditoria Contábil, por exemplo, muito útil quando se tem suspeita de algum desvio.

Você quer ser um perito assistente? Venha se cadastrar em poucos minutos clicando AQUI!
Já se você está procurando por um perito, é só clicar AQUI!

Estamos prontos para garantir que você tenha acesso ao melhor suporte. Confira!

Artigos relacionados

Olá 😊

 

Essa área de atuação que selecionou a busca de um assistente técnico pericial possui a transação 100% realizada dentro da plataforma SeuPerito, sendo importante informar o seguinte:

1) O SeuPerito, para maior segurança das partes envolvidas (assistente técnico e você demandante), fará a intermediação da contratação do início ao fim, podendo efetuar ligações ou envio de mensagens por whatsapp para melhor atendê-lo.

2) Toda negociação será realizada pelo SeuPerito junto ao assistente técnico e você demandante, tendo limite de até 8 assistentes técnicos para cada busca na plataforma, cujas propostas/contrapropostas e dúvidas serão intermediadas pelo SeuPerito junto às partes.

3) Sendo aprovada a proposta do assistente técnico escolhido por você, o SeuPerito enviará um link de pagamento da Vindi (operadora financeira do SeuPerito) para você efetuar o pagamento de acordo com a proposta aprovada, tendo como valor mínimo do sinal a taxa de serviços de 10% do SeuPerito sobre o valor total da proposta aprovada. Exemplo: se você pagar R$ 500,00 de sinal ou total dos serviços, a taxa de R$ 50,00 do SeuPerito já estará embutida sobre esse valor e deverá ser paga antes do início dos serviços (ver itens 5 e 6 abaixo).

4) Você terá acesso aos dados do assistente técnico para início dos trabalhos após a aprovação da proposta e pagamento da taxa do SeuPerito dentro da plataforma 😊

5) Para sua segurança, o valor pago de sinal (contendo a taxa de serviços da plataforma) ficará retido com o SeuPerito, sendo liberado os valores ao assistente técnico e ao SeuPerito somente quando for finalizada a entrega dos serviços de forma satisfatória devidamente aprovada por você demandante. Não sendo entregue os serviços pelo assistente técnico, os valores pagos serão estornados a você demandante, seja parcial ou total, na proporção da entrega dos trabalhos.

6) A taxa de intermediação dos serviços do SeuPerito pagas após aprovação da proposta será descontada somente do assistente técnico, não tendo custo algum a você demandante 😊

7) Todos os dados, informações e/ou documentos necessários compartilhados com o SeuPerito são tratados em estrito sigilo somente para finalidade da negociação e, ao final, contratação dos serviços por você demandante.

Estamos quase lá! Preencha os seus dados abaixo e encontraremos os melhores peritos para você :)

 

Ainda não é cadastrado? Clique aqui.

Precisa de ajuda?