PERÍCIA É A RAINHA DAS PROVAS?

Provavelmente você já ouviu a expressão “perícia é a rainha das provas”. Esse jargão é conhecido, mas por que será que esse título lhe é atribuído?

Deve-se esclarecer que em nosso ordenamento jurídico prevalece o princípio do livre convencimento motivado do juiz, ou seja, cabe ao magistrado fundamentar sua decisão e expor seu convencimento baseado nas alegações, desde que contrapostas as provas que foram apresentadas.

Esse princípio está disciplinado no Código de Processo Civil com a seguinte redação:

Art. 371. O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.

E também no Código de Processo Penal, como segue;

Art. 155. O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas.

Parágrafo único. Somente quanto ao estado das pessoas serão observadas as restrições estabelecidas na lei civil.

Logo, não há hierarquia entre as provas, cabendo ao juiz valorá-las de acordo com o caso concreto.

Anteriormente, no âmbito do processo penal, o título de rainha das provas era dado à confissão, pois era considerada como prova absoluta, não havendo o que se debater acerca das demais provas apresentadas. Contudo deixou de ser denominada desta maneira, visto que agora sua validade passou a ser relativa e, assim, deve ser confrontada com todo conjunto fático probatório.

Atualmente, tal título é atribuído à perícia, isso porque é uma prova realizada por um profissional com conhecimentos técnicos, que consegue simular os fatos ocorridos e ainda é estranho a relação das partes, logo, considerado imparcial.

Ademais, é muito difícil de que se produza prova ao contrário daquilo que foi concluído em laudo pericial. Outro ponto que merece destaque é que a perícia é capaz de esclarecer eventuais dúvidas suscitadas no processo.

Apesar de não haver hierarquia entre as provas, esses motivos fazem com que a prova pericial possua grande credibilidade e importância para o convencimento do juiz e, portanto, em muitos casos, prevaleça às demais provas produzidas.

Por todo o exposto, conclui-se que a prova pericial tem grande importância para as decisões judiciais, pois além de sua grande confiabilidade, auxiliam a simular os fatos ocorridos e traz respostas as dúvidas suscitadas nos autos e, portanto, valorada nos julgamentos, razão pela qual é denominada de rainha das provas.

_______________

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:

A IMPORTÂNCIA DA PERÍCIA EM FAKE NEWS

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE UM LAUDO INCONCLUSIVO?

____________________________

Já é cadastrado em nossa plataforma como PERITO ASSISTENTE?

CADASTRE-SE AQUI

 

Quer abrir uma demanda pericial e procurar por Peritos Assistentes?

CADASTRE SUA DEMANDA PERICIAL

Artigos relacionados

Olá 😊

 

Essa área de atuação que selecionou a busca de um assistente técnico pericial possui a transação 100% realizada dentro da plataforma SeuPerito, sendo importante informar o seguinte:

1) O SeuPerito, para maior segurança das partes envolvidas (assistente técnico e você demandante), fará a intermediação da contratação do início ao fim, podendo efetuar ligações ou envio de mensagens por whatsapp para melhor atendê-lo.

2) Toda negociação será realizada pelo SeuPerito junto ao assistente técnico e você demandante, tendo limite de até 8 assistentes técnicos para cada busca na plataforma, cujas propostas/contrapropostas e dúvidas serão intermediadas pelo SeuPerito junto às partes.

3) Sendo aprovada a proposta do assistente técnico escolhido por você, o SeuPerito enviará um link de pagamento da Vindi (operadora financeira do SeuPerito) para você efetuar o pagamento de acordo com a proposta aprovada, tendo como valor mínimo do sinal a taxa de serviços de 10% do SeuPerito sobre o valor total da proposta aprovada. Exemplo: se você pagar R$ 500,00 de sinal ou total dos serviços, a taxa de R$ 50,00 do SeuPerito já estará embutida sobre esse valor e deverá ser paga antes do início dos serviços (ver itens 5 e 6 abaixo).

4) Você terá acesso aos dados do assistente técnico para início dos trabalhos após a aprovação da proposta e pagamento da taxa do SeuPerito dentro da plataforma 😊

5) Para sua segurança, o valor pago de sinal (contendo a taxa de serviços da plataforma) ficará retido com o SeuPerito, sendo liberado os valores ao assistente técnico e ao SeuPerito somente quando for finalizada a entrega dos serviços de forma satisfatória devidamente aprovada por você demandante. Não sendo entregue os serviços pelo assistente técnico, os valores pagos serão estornados a você demandante, seja parcial ou total, na proporção da entrega dos trabalhos.

6) A taxa de intermediação dos serviços do SeuPerito pagas após aprovação da proposta será descontada somente do assistente técnico, não tendo custo algum a você demandante 😊

7) Todos os dados, informações e/ou documentos necessários compartilhados com o SeuPerito são tratados em estrito sigilo somente para finalidade da negociação e, ao final, contratação dos serviços por você demandante.

Estamos quase lá! Preencha os seus dados abaixo e encontraremos os melhores peritos para você :)

 

Ainda não é cadastrado? Clique aqui.

Precisa de ajuda?