Trabalhar como assistente técnico em segurança do trabalho pode ser uma função gratificante e desafiadora. Requer um grande conhecimento e habilidade para garantir a segurança dos funcionários, da propriedade e do meio ambiente.
Este texto lhe dará uma visão geral das funções, responsabilidades e qualificações necessárias para ter sucesso nesta função. Você aprenderá sobre as várias tarefas associadas a este cargo, as habilidades e qualificações que precisa possuir e os recursos disponíveis para ajudá-lo a se destacar em sua carreira.
Ao final deste texto, você terá uma compreensão muito melhor do que é necessário para ser um assistente técnico em segurança do trabalho, e o que pode fazer para garantir uma carreira de sucesso neste campo.
Boa leitura!
Visão geral do papel do assistente técnico em segurança do trabalho
O assistente técnico em segurança do trabalho executa uma variedade de tarefas para garantir a segurança do local de trabalho. Eles inspecionam equipamentos, áreas de trabalho e materiais para procurar riscos potenciais e fazem recomendações de ações corretivas.
Assim sendo, eles são responsáveis por treinar os funcionários em práticas de trabalho seguras, inspecionar ferramentas e fazer a manutenção dos equipamentos. Os assistentes técnicos de segurança normalmente trabalham na fabricação, construção, saúde e outros setores que envolvem equipamentos pesados ou materiais perigosos.
Eles também podem ser chamados para investigar acidentes e recomendar maneiras de prevenir incidentes similares no futuro. Seus deveres e responsabilidades podem variar muito, dependendo de seu papel específico e da indústria em que trabalham.
Deveres e responsabilidades
Como assistente técnico em segurança do trabalho, você terá uma variedade de tarefas e responsabilidades associadas ao seu trabalho. Seus deveres exatos podem depender de sua indústria e empregador, mas podem incluir determinadas obrigações.
Entre elas está a inspeção e manutenção de equipamentos, para garantir que todos eles são seguros e que os reparos necessários foram feitos. Outra função do assistente é fazer a análise de equipamentos e materiais para identificar perigos potenciais, além de elaborar relatórios para a gerência.
Esse profissional deverá fornecer treinamento aos funcionários sobre procedimentos operacionais seguros, e realizar investigações de acidentes e incidentes.
Por fim, deverá preparar e revisar todos os registros relacionados à segurança dos funcionários e da empresa, além de zelar pela manutenção dos registros, incluindo aqueles destinados aos treinamentos necessários.
Qualificações e habilidades necessárias
Para ter sucesso como técnico de segurança, você precisará ser habilitado em uma ampla gama de áreas. Algumas das qualificações e habilidades mais importantes necessárias para este trabalho incluem ter fortes habilidades organizacionais e de comunicação, além de habilidade para trabalhar de forma independente.
Também é necessário ter conhecimento para resolver problemas e pensamento crítico, além de possuir boa atenção aos detalhes. Outras características esperadas incluem o desenvolvimento de fortes habilidades técnicas e matemáticas.
Dessa maneira, também é preciso ter bastante atenção aos procedimentos e regulamentos de segurança, e mostrar habilidade para trabalhar sob pressão. Uma boa habilidade de comunicação também é desejada, incluindo a facilidade de se comunicar efetivamente com os funcionários em todos os níveis da organização.
Por fim, é importante possuir forte conhecimento dos regulamentos de segurança e saúde ocupacional relacionados ao setor.
Treinamento e certificações
A maioria dos empregadores fornecerá treinamento e certificações no local de trabalho para assistentes técnicos de segurança. Você deve descobrir o que é oferecido antes de aceitar um cargo, para poder determinar se ele atenderá às suas necessidades.
Assim sendo, também é importante ter a opção de frequentar uma escola profissional ou faculdade para obter um certificado ou um diploma em segurança e saúde ocupacional. Isso lhe proporcionará uma boa base de conhecimento nesta área.
Alguns empregadores podem até exigir que você obtenha um diploma. É uma boa ideia manter suas opções educacionais abertas, realizando cursos constantemente, para poder investir em outras áreas relacionadas à segurança e saúde, por exemplo.
Portanto, participe de oficinas de segurança e outras sessões de treinamento. A natureza desta área é tal que atualizações constantes em conhecimentos e habilidades são essenciais para se manter competente e atualizado.
Certificação
Como assistente técnico em segurança do trabalho, você pode ser obrigado a obter a certificação em determinados campos. Isso o ajudará a avançar em sua carreira e dará aos empregadores confiança em suas habilidades.
A certificação mais comum para este trabalho é a certificação CBO. É uma boa ideia pesquisar os requisitos de certificação para sua área de interesse antes de começar a trabalhar.
Recursos para a carreira
Os recursos online são uma ótima maneira de se manter atualizado com as últimas informações e desenvolvimentos em sua área. Há muitos sites dedicados ao campo da segurança e saúde ocupacional.
Alguns dos recursos mais úteis para os técnicos de segurança incluem websites, publicações federais e outras páginas virtuais, com opções diversas de cursos e informações na área.
Estes sites fornecem informações relacionadas a novos desenvolvimentos no campo, tais como novos regulamentos e normas. Alguns também disponibilizam informações úteis sobre os requisitos de certificação e o processo para obtê-la. Desse modo, eles são uma fonte de ideias e informações relacionadas à segurança no local de trabalho.
Perspectiva de emprego e salário
As perspectivas de trabalho para os assistentes técnicos em segurança do trabalho são excelentes. Muitas pessoas estão escolhendo carreiras neste campo devido à preocupação com sua própria segurança e com a de suas famílias.
Além disso, os avanços tecnológicos no monitoramento e correção de riscos criaram oportunidades de emprego. Espera-se que haja uma grande necessidade de novos assistentes técnicos de segurança nos próximos anos. O valor que você ganha pode variar dependendo de sua indústria, empregador e nível de educação.
Dicas para o sucesso
Há várias coisas que você pode fazer para garantir uma carreira de sucesso como assistente técnico de segurança. Esteja certo em escolher um campo pelo qual você seja apaixonado, pois isto aumentará suas chances de sucesso.
Certifique-se de estar bem informado sobre os últimos regulamentos e normas, e mantenha-se atualizado com os novos desenvolvimentos. Estude fortes habilidades de comunicação, tanto escrita quanto verbal, para poder efetivamente comunicar suas descobertas e instruções aos funcionários.
E, por fim, mas não menos importante: lembre-se de sempre seguir os procedimentos de segurança, seguindo as recomendações corretas para ter certeza de que elas foram implementadas.
Conclusão
Um assistente técnico em segurança do trabalho desempenha um papel importante nas empresas e indústrias que envolvem equipamentos, materiais e outros itens perigosos. Eles inspecionam equipamentos, áreas de trabalho e materiais para procurar riscos potenciais e fazem recomendações de ações corretivas.
Esta não é uma ocupação a ser assumida de ânimo leve. Requer muito conhecimento e habilidade, e é importante encontrar um bom mentor para lhe ensinar as demandas.
Uma vez que você tenha adquirido experiência suficiente, pode tornar-se um assistente técnico em segurança do trabalho e evoluir para uma posição que é ainda mais importante para a segurança dos trabalhadores e do público.
Cadastre-se em nossa plataforma e fique por dentro de todos os conteúdos!