7 DICAS PARA SE TORNAR UM PERITO ASSISTENTE DE SUCESSO

O mercado de trabalho para os Peritos Assistentes é vasto, mas requer qualificação, preparação, conhecimento, estratégia, organização para levar e convencer o juiz concordar com a tese sustentada tecnicamente pelo Contratante.

A seguir apresentamos 7 dicas para que seu trabalho como Perito Assistente decole:

 

ATUALIZAÇÃO

Mantenha-se atualizado, por meio de cursos de aprimoramento, aperfeiçoamento e especialização, sobre as inovações técnicas e legislativas em sua área de atuação e formação, enriquecendo seu curriculum para se destacar, bem como ter autoridade para opinar sobre o assunto para o qual foi contratado.

 

A realização de cursos lhe capacitará para atender as demandas de diversas complexidades e certamente será um fator decisivo no momento de discussão sobre o assunto e, consequentemente, para fechar negócios com os Contratantes, além de enriquecer o seu conhecimento e currículo.

 

CONHECIMENTO 

Ter conhecimento dos deveres e obrigações do Perito Assistente, inclusive das normas processuais que regem a função, não bastando somente o conhecimento técnico. É indispensável que o Perito Assistente saiba apresentar seu trabalho conforme as normas legais e processuais vigentes;

 

O conhecimento das práticas processuais para atuação como Perito Assistente são essenciais para a execução de um ótimo trabalho. É necessário ter conhecimento de como funciona o processo e aplicação do trabalho de Perito Assistente em cada caso.

 

TÉCNICA

Dominar a técnica de elaboração de quesitos e parecer técnico:

Os quesitos a serem elaborados pelo Perito Assistente são imensamente importantes para que haja uma perícia que reflita exatamente a realidade dos fatos do caso em discussão. Já o Parecer Técnico deve concordar ou contrapor ao Laudo do perito judicial visando elucidar pontos a serem defendidos e/ou esclarecidos novamente pelo perito judicial, de modo a convencer o juiz, por fim, que a tese do seu cliente está correta.

 

COMUNICAÇÃO

Alinhar com a parte contratante e respectivo advogado a estratégia jurídica adequada a ser adotada em cada caso. A argumentação jurídica deve guardar coerência e consonância com os subsídios técnicos colhidos e sustentados pelo Perito Assistente.

É sempre recomendável alinhar os pontos técnicos e estratégia jurídica a ser adotada no caso para que as alegações e/ou defesa reflitam a tese defendida pelo cliente.

 

CREDIBILIDADE

Zelar sempre pela ética, transparência e respeito com o contratante;

A credibilidade e confiança na função de Perito Assistente será seu cartão de visita para que o visualizem como um bom profissional junto aos potenciais clientes.

 

PONTUALIDADE

Organização de trabalho visando a obediência e respeito aos prazos processuais de apresentação de quesitos e parecer. A perda de prazo processual pode acarretar a determinação de eliminação dos trabalhos do Perito Assistente do processo, ou seja, todo o esforço empenhado poderá ser descartado, prejudicando seu cliente.

 

O Perito Assistente deve ser organizado com os métodos de trabalho, prazos e horários dos compromissos agendados. Isso refletirá na confiança do cliente, desempenho dos seus trabalhos e lhe ajudará no resultado da perícia.

 

VALORIZAÇÃO 

Valorize-se. Nunca arbitre honorários irrisórios, aviltantes. Tome por base os parâmetros fornecidos pelos Órgãos de classe.

 

Os honorários devem sempre ser arbitrados de forma razoável e proporcional aos trabalhos a serem executados, atentando-se sempre os parâmetros das tabelas que o órgão de classe que você atua oferece.

As recomendações acima são exemplos de possibilidade de maior efetividade, confiança, chances de potenciais clientes e boa execução os trabalhos na atuação dos Peritos Assistentes nos casos que tiverem assessorando.

Para receber novas demandas de contratantes e aplicar seus conhecimentos especializados como Perito Assistente, cadastre-se em nossa plataforma e aumente o leque de oportunidades de atuação 🙂

Artigos relacionados

Estamos quase lá! Preencha os seus dados abaixo e encontraremos os melhores peritos para você :)

 

Ainda não é cadastrado? Clique aqui.

Abrir chat
Precisa de ajuda?